domingo, novembro 26, 2006

Escola Estratégica – Madanes (Aula de EMIS de 16.11.2006)

I. Imagine uma família em que um dos filhos apresenta um sintoma.




II. De acordo com a família que imaginou, responda às seguintes questões:


Questões para a Família:


1. Quando é que o sintoma se verifica, como, onde e com quem?

2. O que está cada membro da família a fazer quando se verifica o sintoma?

3. Como é que o sintoma desaparece?

4. Quem está preocupado com o problema? (ou triste, zangado, embaraçado?)

5. Quem, na família, tem ou teve um problema similar?

6. Quem se assemelha a quem, na família?

7. O que é que cada membro da família faz no trabalho ou na escola? Estão a sair-se bem ou mal?

8. Que familiares estão envolvidos e de que modo?

9. O P.I. assemelha-se a algum familiar ou tem algum problema similar?

10. Quem, na família, está mais próximo por causa do problema? E quem está mais afastado?

11. O que é que mudaria se o problema desaparecesse?



Questões para o terapeuta pensar:


1. Qual a metáfora expressa pelo sintoma?

2. Qual o pedido implícito no comportamento sintomático?

3. Quem é o foco de preocupação do P.I. – ou seja – quem está a ser ajudado ou protegido pela pessoa com o presente problema e do que é que está a ser protegido.

4. Qual o ganho interpessoal do comportamento sintomático?

5. Como poderão os membros da família ser organizados de modo a que sejam úteis uns para os outros?



Formulação da Hierarquia:


1. Quem está a cargo de quê na família?

2. Quem tem que pedir permissão a quem e sobre o quê?

3. Quais são as regras em casa?

4. Quais são as consequências se as regras são desobedecidas?

5. Quais são as expectativas dos pais para os seus filhos?

6. Que poder têm na família, outros profissionais e agentes sociais?

7. Quem tem poder sobre quem em relação ao:

* Dinheiro
* Tempo
* Troca de informação