sexta-feira, novembro 17, 2006

Construcionismo Social - a reflexão continua

Aqui ficam as reflexões dos grupos de dia 10 de Novembro de 2006. Ainda está incompleta pois não entendi completamente uma caligrafia, mas a Inês irá continuar a transcrição.

Além disso penso que o grupo que esteve a discutir construtivamente sobre as práticas terapêuticas ficou com a folha das suas conclusões... Se passarem por aqui completem por favor.

beijinhos Joana

Construcionismo Social + Visão do Mundo

Porque é-nos vinculada

Porque é que aceitamos as tradições?

Inculcadas pela cultura
Comodismo

“A minha visão do mundo é uma entre muitas”

Confirma a minha visão do mundo porque há uma multiplicidade de perspectivas da realidade e nenhuma é mais válida do que outra!

Abrir em caso de emergência:
(a Inês vai completar)

Construcionismo Social + Conhecimento Científico

“Se uma árvore cair no meio de uma floresta sem ningém, faz barulho?”

Considerando o conhecimento científico uma constante busca de verdade (...) para o construcionismo social não há verdades absolutas, tudo é relativo e relacional.

Construcionismo social priveligia o trabalho de campo em detrimento da investigação em contexto laboratorial – novos desafios ao nível dos planos experimentais.
Existe um contraste ente o Construcionismo Social e o Conhecimento Científico: o primeiro priveligia o trabalho de campo em detrimento da investigação em contexto laboratorial.

Segundo o construcionismo social os resultados dos estudos nunca podem ser replicados. O conhecimento científico exige a replicação dos resultados dos estudos para os considerar científicos.
Construcionismo social – anti-realismo, não há uma verdade absoluta, logo, um estudo, por exemplo, nunca pode ser replicado, uma vez que, sob uma prespectiva diferente ele vai adquirir significados diferentes

O construcionismo social dá novas perspectivas.
Implicação positiva:
O construcionismo social daria novas perspectivas ao conhecimento científico

Não à relatividade absoluta. Chegar ao relativismo total.
Implicação negativa:
O facto do construcionismo social defender um conhecimento total implica uma impossibilidade do conhecimento científico

Abrir em caso de emergência:

- Relação entre compreensão científica e história/processos sociais
- Relativamente à abordagem de verdade através do método”(científico)
- Distinção entre factos e opiniões/dever ser
- O cientista na sua relação com a realidade
-
Construcionismo Social + Moral

Consciência social: bom aspecto.

Nada é bom ou mau. O que é que define?
Consenso partilhado por uma maioria que definirá o “bom” ou “mau”

Não tão importante o bom e o mau, mas o que se pode fazer com o que advém das vocações. Com agir?
Mais importante que o “bom” e o “mau” é o que se poderá fazer tendo em conta as diversas visões, tentando entendê-las.

Se os significados são construções nas relações, e por isso relativos, deveríamos julgar comportamentos?

Abrir em caso de emergência:
- Tendo em conta a relativização das visões morais, quais as possíveis consequências desta relativização?
- Existem alguns valores que continuam a fazer sentido... Mas quais? Se tudo depende do contexto cultural e das relações socias...
- “O construcionismo não é um convite a escapar a todas as visões morais. Fazer isso seria negar toda a tradição”. (Gergen, 2004)


Construcionismo Social + Prática Terapêutica

Abrir em caso de emergência:

- Em termos de significados: Que significados devem ser focados em contexto terapêutico?
- Foco no relacionamento: Com que objectivo? (ligação entre relação e significados atribuídos)
- Valores: Qual o peso dos valores e qual o seu espaço?
- Terapia como uma co-construção: Qual o papel do terapeuta?
- Implicações da oposição à ideia de uma única e verdadeira definição de real na terapia?


Construcionismo Social + Críticas

O significado não é exclusivamente construído a partir da relação com os outros e do que eles pensam de nós. Há um espaço de construção interior de mim para mim.

Cada pessoa não é só a relação que tem com o mundo, mas também tem uma parte inata, que nos diferencia.

Apesar de estarmos em relação connosco e com o mundo, existe um construcionismo pessoal. Por exemplo, há uma parte da personalidade que é inata.

Abrir em caso de emergência:

- Tendo em conta que existe numa primeira fase um contacto com conteúdos, ideias, “realidades”, etc. que são dados pela sociedade, qual é o papel do indivíduo?
- O que acontece nas situações em que as “realidades” construída e partilhada têm conteúdos contraditórios?
- Existe uma componenteestrutural do pensamento humano de origem biológica que viabiliza a assimilação de significados segundo moldes específicos e a acomodação dos jogos de linguagem culturais?
- O perigo da relativização: Se existe, por detrás de consensos sociais, uma lógica, não será necessária alguma cautela na relativização da ideia de verdade?
- O pensamento, a linguagem e as regras de funcionamento são realmente num primeiro momento sociais e apenas posteriormente apropriadas pelo indivíduo. Mas não existem mundos privados com particularidades e idiossincrasias, não acessíveis à dimensão relacional e social?
- E quando o indivíduo não se encontra em conformidade com o consenso social?

Avaliação da Apresentação

De 1 a 10:

A) O que levo ?
B) O que dei?
C) O que vou fazer?

A) 2 a minha visão/razão (?)
4 conhecimento
5 minha perspectiva
7 conhecimento
7 conhecimento
7 conhecimento
7 descobrir
7 esclarecimento
7 ideias, conhecimento, dúvidas
8 paciência
8 aprendizagem
8 construcionismo social
8 ideias
8 conhecimento
8 conhecimento
8 (sem comentário)
9 reflexões
9 ideias
9 fiquei com muitas ideias e coisas para pensar, para pensar relativamente
9 levo mais uma perspectiva interessante
9 uma base teórica bem fundamentada para uma perspectiva útil, que às veszes emprego na minha relação com os outros, comigo própria e com o mundo. Admito que a realidade só tem significado em relação, no entanto, até esta perspectiva pode ser relativa, pois existe um espaço para o construcionismo pessoal; lição: condescendência

B) 0 nada
1 nada
5 opiniões/reflexões
5 participação
6 opiniões
6 opiniões
6 atenção
6 atenção
6 ponderação
6 intervenções/percepções
6 (sem comentário)
7 ideias
7 conhecimento
7 exemplos
7 participação
7 esforço
8 aceitação/empatia
8 credibilidade
8 conhecimento
8 dou ao grupo pela sua performance
10 perfeito, excelente

C) (sem pontuação) mais escuta activa
(sem pontuação) vou com isso deixar de ser tão egocêntrica
(sem pontuação) reflectir sobre a realidade de uma forma mais alargada
(sem pontuação) aplicar alguns dos exercícios numa situação quotidiana, ou quem sabe futuramente numa situação de formação
3 uma outra perspectiva
6 estudar
6 aprofundar
7 procurar
7 estudar
7 reflectir
7 reflectir
7 aplicar
7 observar os diferentes significados das coisas
7 investimento de relações
7 (sem comentário)
8 aplicar
8 aplicar
8 construir
8 pôr em prática, quem sabe na psicoterapia com os menores do meu estágio, que se encontram muito centrados na suas verdades e nas verdades das suas comunidades, não compreendendo, por vezes, os danos que causam nos outros. Esta perspectiva pode ser útil na Educação para o Direito!
9 amplitude
9 acho que ajuda ao pensamento mais relativo, humilde, a posturas mais tolerantes