segunda-feira, outubro 30, 2006

CONSELHOS PARA O TERAPEUTA (cont.)


11. "Não semeie ventos para não colher tempestades"

Assim, deve clarificar papeis, obrigações profissionais, manter elevados padrões de conduta e assumir a responsabilidade pelo seu comportamento, nomeadamente pela escolha, aplicação e consequências das estratégias, métodos e técnicas que utilize.

12. "A tradição já não é o que era"

Respeitar as novas modalidades de família não devendo ser normativo acerca das formas como a família se deve organizar.

13. "Cada macaco no seu galho"

Logo, procure ter cuidado com a privacidade dos membros da família, não invadindo espaços privados

14. "A falar é que a gente se entende"

Deve procurar trabalhar toda a comunicação no sentido de não fomentar segredos familiares e quando estes existem tê-los em consideração e respeitá-los.

15. "O segredo é a alma do negócio, mas não o deixe ir à falência"

A confidencialidade deve ser preservada excepto nas situações que envolvam vidas humanas, integridade pessoal e danos a terceiros previstos na lei.

16. "Separar o trigo do joio"

Definir o que é que não é confidencial e distinguir os segredos da esfera íntima dos segredos da esfera relacional.

17. "O silêncio é de ouro"

Evitar ou mesmo impedir que qualquer membro da família fale sobre outro na sua ausência, e de igual modo, não deve partilhar posteriormente com esse membro assuntos abordados na sessão sem consentimento dos restantes membros.

18. "Pôr as cartas na mesa"

Deverá na primeira sessão negociar o setting terapêutico (ambiente e características do processo terapêutico) e explicar a razão porque insiste na presença de todos os elementos envolvidos.

19. "O tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo responde ao tempo que tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem"

Deverá definir o tempo previsto para a terapia.

Leis da TBOS

1 - Se não se partiu não arranjar!

2 - Se funciona fazer mais disso!

3 - Se não funciona tentar algo diferente!

Foi uma tradução livre minha do livro FAMILY PRESERVATION que podem requisitar no SAFI daqui a uma semana (agora está fora). beijinhos Joana

sábado, outubro 28, 2006

CONSELHOS PARA O TERAPEUTA



1. "Pôr os pontos nos iis"

Nunca se esqueça de clarificar o seu papel na relação profissional, a natureza do pedido, os elementos envolvidos e o uso da informação obtida dentro e fora do contexto terapêutico.

2. "Um por todos e todos por um"

Deve sempre ter em conta que o indivíduo não vive isolado, a prática terapêutica tem que assentar numa intervenção integrada (rede de relações).

3. "Cada um é como cada qual"

Todo o processo de terapia deve respeitar a autonomia de cada pessoa.

4. "Não vás à pesca sem rede"

Sempre que se sentir com pouca competência para lidar com uma família em situação terapêutica, deverá assumir o facto e enviar o caso para outro colega ou para supervisão.

5. "Mais vale sê-lo que parecê-lo"

Tenha sempre em consideração que a utilização de técnicas terapêuticas é uma condição necessária, mas não suficiente, devendo o terapeuta promover o seu auto-conhecimento e desenvolver a capacidade de auto-avaliação.

6. "Tête à tête"

Lembre-se que a terapia é um processo interactivo entre o terapeuta e o cliente, onde a família decide o que, como e até que ponto muda, e que assuntos abordar, mas sempre sujeita à ponderação e orientação do terapeuta.

7. "Quem não se implementa não se complementa"

Por isso não se esqueça que a complexidade da realidade família, a evolução da noção de família e as novas modalidades, devem exigir, por parte do terapeuta, um grande investimento na sua formação e uma continua actualização de conhecimentos.

8. "Conselhos dá o padre"

Como não é padre, é terapeuta não deve dar conselhos, tendo consciência das suas necessidades, atitudes, opiniões e do seu papel nas relações terapêuticas, e não fazer não uso da sua posição para se aproveitar da dependência e confiança da família em terapia.

9. "Quando a esmola é demais, o santo desconfia"

Não crie falsas expectativas, na família, acerca da relação profissional ou dos benefícios da terapia.

10. "A mentira é como o azeite, vem ao de cima"

Por isso deve ter em conta que a premissa mais importante é a verdade como base para o estabelecimento de uma relação de confiança.

Amanhã há mais... (material de alunos do 5º Ano de outro ano (desconhecido))

Adorei ouvir todas as histórias que surgiram com as fotografias, agradeço a todos por uma aula tão bem passada!

Bom fim-de-semana.

Inês R.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Sist�micos

Sist�micos

Olá a todos!

Finalmente consegui chegar até aqui, e claro com a ajuda da Inês!!

Obrigado Inês recebi td o k tinha a receber! :)

domingo, outubro 22, 2006

Olé II

Olá! Também já faço parte do grupo, que alegria!! :) Obrigado Inês, por todo o esforço que tens feito nestas pequenas coias, que parecem não tomar tempo nenhum, mas que roubam imenso! Beijinhos e abraços!

sábado, outubro 21, 2006

Datas das Apresentações, Grupos e Temas:


10 de Nov.
1.2 – Inês, Joana
1.4 – Filipa Dias, Catarina Lucas, Caty, Catarina Pinheiro, Margarida, Rita Valério

17 de Nov.
1.3 – Débora, Carla, Clara, Sofia
1.6 – Sónia, Vânia, Inês, Filipa, Cátia

24 de Nov.
1.5 – Sérgio, Sofia, Sara, Catarina, Vanessa

15 de Dez.
1.7 – Ana V., Tiago, Margarida, Vera, Cátia, Luísa


Mais informações sobre as apresentações:

As pessoas que não fazem parte do Núcleo de Sistémica (Erámus, Alunos com a cadeira como optativa, etc.) não têm de fazer apresentação de trabalhos nas aulas (Falem com o Professor para saber que tipo de trabalhos ele espera de vocês).

Aconselho a que programem as apresentações para cerca de 40min e que o resto do tempo seja para desenvolvimento do tema com o resto do pessoal (penso que é essa a ideia do Professor, mas se não tiverem a certeza, confirmem com ele).

E atenção, nos dias das apresentações o grupo que apresenta o trabalho, deve criar ambiente "world café".

sexta-feira, outubro 20, 2006

Bem-vindos

A ver se é desta:

Bem-vindos estudantes do Núcleo de Sistémica (2006/2007) e outros alunos da Cadeira de Métodos Sistémicos de Intervenção do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.

Aqui está o Blog sistémico, como sugerido, com o objectivo de criar mais um ponto de comunicação de todos os alunos de sistémica, e ajudar a uma melhor organização (pelo menos é essa a intenção).

IR